Madeira Carvalho


O carvalho é o padrão ouro quando se trata de fazer barris para bebida. No entanto, nem todos os carvalhos são iguais. A maior parte da madeira usada para fazer barris de cachaça e vinho vem de dois países: Estados Unidos e França.


Devido às dramáticas diferenças climáticas entre os dois países, os carvalhos americanos e franceses crescem de maneira diferente. Enquanto o carvalho americano cresce com um grão largo, o carvalho francês cresce com um padrão de grão mais apertado.


Fiel à cultura ousada e assertiva da América, o grão largo em nossos barris de carvalho caseiros significa que a bebida e a madeira são capazes de interagir mais durante o processo de envelhecimento. Quando o bebida chegar ao seu paladar, você notará tons de baunilha, especiarias doces, coco, endro e até mesmo refrigerante de creme!



Por outro lado, o grão mais firme no carvalho francês deixa menos espaço para a interação madeira-vinho, de modo que os sabores que cada barril transmite a bebida são mais sutis.

Os sabores do carvalho francês lembram especiarias saborosas, café torrado e chocolate amargo e resultam em uma sensação na boca mais elegante.


Embora possa parecer fácil escolher entre carvalho americano ou francês para obter o sabor desejado para o sua bebida (americano = ousado; francês = sutil), é muito mais complicado do que isso.


Torrar barris de carvalho faz duas coisas importantes. Em primeiro lugar, reduz o amargor dos taninos encontrados no carvalho. Em segundo lugar, torrar libera o conteúdo natural de vanilina da madeira (que, como você pode imaginar, adiciona notas de baunilha a bebida armazenada). Uma torrada leve contribuirá pouco para o gosto final, enquanto uma torrada mais pesada realçará os sabores ocultos da madeira e adicionará muito caráter.


No entanto, há um debate sobre a eficácia e a qualidade do processo. Alguns enófilos obstinados acreditam que o envelhecimento em barris é a única maneira verdadeira de transmitir as gloriosas notas do carvalho a uma bebida. E eles podem estar certos em alguma coisa.


Barris de Madeira